Grupo de Pesquisa Território e Cidades – TeCidades

Atividades regulares

Projeto de Ensino: Clube de leitura e debates do TeCidades 2021.1

Orientar a leitura dos estudantes em formação em nível de graduação (licenciatura e bacharelado). Organizar debates sobre questões geográficas contemporâneas.

Leitura e debate do livro: ELLUL, Jacques. A técnica e o desafio do século. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1968 [1ª. ed. Língua francesa 1952].

Atividades de Pesquisa 2020.2

Atividades 2020.1

Projeto de Ensino: “Leitura e debate do livro A Natureza do Espaço. Técnica e Tempo. Razão e Emoção” 

 Busca-se com esse projeto de Ensino realizar a leitura e o debate do livro A Natureza do Espaço. Técnica e Tempo. Razão e Emoção, de Milton Santos, para analisar, explicar e refletir o espaço geográfico face à crise contemporânea, dando sustentação teórica e metodológica às pesquisas que estão sendo realizadas pelos membros do Grupo de Pesquisa Território e Cidades, destacando a formação da tecnosfera e da psicoesfera da era neoliberal. 

2018 –  Produção de vídeos sobre a cidade: da pesquisa acadêmica ao cotidiano. Finaciamento Bolsa de Extensão Proex-UFF 2018

Resumo: Esse projeto objetiva fazer a transposição didática das pesquisas realizadas na UFF/Campos, especificamente do Grupo de Pesquisa Território e Cidades – TeCidades, para uma linguagem cotidiana e introduzindo novas ferramentas didáticas no ambiente escolar. As pesquisas versam sobre a cidade e o espaço urbano, sobretudo abordando a segregação socioespacial; problemas urbanos como violência, população em situação de rua, trabalho precário e mobilidade urbana. Ou seja, são questões atuais e pertinentes à sociedade urbana. Como metodologia faremos vídeos didáticos com linguagem mais apropriada para a difusão das pesquisa e melhor compreensão para o público não-universitário. Além disso, a ação prevê que os docentes e discentes do Ensino Médio e Fundamental participem da elaboração de vídeos e também debatam as pesquisas, com a finalidade de torná-las menos herméticas e haver uma troca dos saberes escolar e o acadêmico-científico. Assim, buscamos como resultado uma integração entre Ensino, Pesquisa e Extensão.

2016 – 2016            Leitura e debate: o espaço intra-urbano no Brasil.
2013 – 2014 Geografia Política: contribuições à construção do modelo cívico-territorial.

Financiamento: Bolsa de Extensão (Proex-UFF)

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